DRA. ANDREA PINHERO DE MORAES
(Prezados colegas),
estou c/ um caso muito curioso no consultorio: pac feminina, 22a , estudante do 5o.ano de medicina refere que ha 1a notou diminuição progressiva da lamina ungueal do 2o. quirodactilo Esquerdo.
Lamina ungueal 2o.quirodactilo Direito 1,5cm Lamina ungueal 2o.quirodactilo Esquerdo 1,0cm nega traumas ou lesoes previas, já fez uso de varios antimicoticos topicos sem melhora. Minha hipotese é de diminuição da lamina ungueal pos-trauma o que vcs acham Seguem as fotos:
Grata desde já
Prezados colegas de Piel-l, realmente e’ um caso bem interessante. Uma colega do Dermlist achou que » parece uma malformação. Existe uma causa de microníquia que é a onicodisplasia congênita do indicador, que tem manifestações fenotipicas variáveis nas unhas dos indicadores, uma delas é microníquia, uni ou bilateral, e pode ser herdada, com expressão variável. Alterações ósseas podem ser encontradas ao Rx. – Dra.Karla Sampaio»
Concordo com Dra. Karla, mas adicionalmente tambem estou observando que parece que a estrutura ossea da extremidade deste dedo tambem estaria afetada, tipo diminuida em seu comprimento. Estaria havendo uma absorcao ossea da falange distal, o que participaria da elucidacao diagnostica??
um abraco em todos,
george
Querido George, en relación a tu interesante caso:
1) Malformación congénita, hasta ahora no notado por ella.(solo tiene 22 años de edad)
2) Atrofia por esteroides tópica.
3) Morfea (Esclerodermia localizada)
Sugiero:
Hacer estudio radiológico comparativo
Resonancia magnética.
Rolando Hernández Pérez
Barinas/Venezuela
Querido amigo Rolando,
repassarei a nossa lista e Dra. Andrea suas perspicazes observacoes, que certamente serao de grande ajuda.
um forte abraco,
george